Reclamações e orientações sobre Serviços em geral.



Reclamações e orientações sobre Serviços em geral.


PROCON - Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor


Formalização e registros das reclamações e problemas ao adquirir serviços que causaram prejuízo ou ameaça aos direitos do cidadão consumidor. As reclamações devem ser aos fornecedores, ou seja, empresas, comércio ou industrias.

·         Problemas na qualidade e pagamento de serviços, tais como assistência técnica e profissionais autônomos (marceneiros, pedreiros, mecânicos. etc);

·         lavanderias;

·         vendas por telefone / internet ou reembolso postal;

·         agências de viagem;

·         publicidade enganosa;

·         problemas com relação ao fornecedores de água, luz, telefonia e gás.

Esses dados são orientativos, mas, serão analisados caso a caso.

Observações

Não são relações de consumo: problemas trabalhistas, direito de família, direito de vizinhança, direito de administração, direito previdenciário, Sociedades em contas de participações, reclamações que envolvam ética profissional, bingos, sorteios, loterias e raspadinhas e fundo de reserva de consórcio.




O próprio solicitante morador de São Caetano do Sul, ou seu representante legal.




Comparecer ao balcão de atendimento do Procon no Atende Fácil.

Atendimento de Segunda-feira à Sexta-feira das 09h as 17h, mediante a agendamento no https://afweb.saocaetanodosul.sp.gov.br/






- Ser morador do Município de São Caetano do Sul;

- Ser pessoa física, sendo o próprio consumidor ou representante legal, maior de 18 anos, para menores as reclamações devem ser formalizadas pelo responsável legal;

- As reclamações devem ser relativas a relação de consumo(Lei 8078/90 Código de Defesa do Consumidor).




- Documentos relativos à reclamação que comprovem a mesma (orçamentos recibos). Documentos que comprovam a reclamação: contrato; comprovante de pagamento 12 últimas contas, manual; certificado de garantia - no caso de venda enganosa deverá haver o conteúdo necessário que vincule o erro ou alegação do consumidor à publicidade ou venda enganosa - 2 cópias simples;

- Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Habilitação (CNH) do solicitante -1 cópia simples;

- CPF ou Carteira de Habilitação (CNH) – do solicitante - 1 cópia simples;

- Comprovante de residência, (conta de água, luz ou telefone) – do solicitante -1 cópia simples.

Quando solicitado por representante legal acrescentar

- Procuração, não é necessário firma reconhecida. O próprio Procon fornece um modelo de procuração simples - autenticação simples;

- CPF do representante, ou Carteira de Habilitação (CNH) - Cópia simples;

- Carteira de Identidade (RG), ou Carteira de Habilitação (CNH) - Cópia simples.




10 dias úteis.







Gratuito.