Reclamações e orientações sobre Produtos em geral.



Reclamações e orientações sobre Produtos em geral.


PROCON - Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor


Formalização e registros de reclamações e problemas na compra de produtos em geral que causaram prejuízo ou ameaça aos direitos do cidadão consumidor. As reclamações devem ser aos fornecedores, ou seja, empresas, comércio ou indústrias.

  • Produtos com defeito;
  • má qualidade e falta de segurança de produtos;
  • problemas na entrega e montagem;
  • falta de peças de reposição;
  • problemas na embalagem;
  • instruções de uso imprecisas;
  • vendas por telefone / internet ou reembolso postal.

Esses dados são orientativos, mas, serão analisados caso a caso.

Observações

Não são relações de consumo: problemas trabalhistas, direito de família, direito de vizinhança, direito de administração, direito previdenciário, sociedades em contas de participações, reclamações que envolvam ética profissional, bingos, sorteios, loterias e raspadinhas e fundo de reserva de consórcio.




O próprio solicitante morador de São Caetano do Sul, ou seu representante legal.




Comparecer ao balcão de atendimento do Procon no Atende Fácil.

Atendimento de Segunda-feira à Sexta-feira das 09h as 17h, mediante a agendamento no https://afweb.saocaetanodosul.sp.gov.br/






- Ser morador do Município de São Caetano do Sul;

- Ser pessoa física, sendo o próprio consumidor ou representante legal, maior de 18 anos, para menores as reclamações devem ser formalizadas pelo responsável legal;

- As reclamações devem ser relativas a relação de consumo(Lei 8078/90 Código de Defesa do Consumidor).




- Documentos relativos à reclamação que comprovem a mesma (Nota Fiscal, Nota de Pedido, Recibo, manual, certificado de garantia) no caso de venda enganosa deverá haver conteúdo necessário que vincule o erro ou alegação do consumidor a publicidade ou venda enganosa; - 2 cópias simples;

- Contrato;

- Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Habilitação (CNH) do solicitante -1 cópia simples;

- CPF ou Carteira de Habilitação (CNH) – do solicitante - 1 cópia simples;

- Comprovante de residência, (conta de água, luz ou telefone) – do solicitante -1 cópia simples.

Quando solicitado por representante legal acrescentar

- Procuração, não é necessário firma reconhecida. O próprio Procon fornece um modelo de procuração simples - autenticação simples;

- CPF do representante, ou Carteira de Habilitação (CNH) - Cópia simples;

- Carteira de Identidade (RG), ou Carteira de Habilitação (CNH) - Cópia simples.




10 dias úteis.







Gratuito.