Sala do Empreendedor / Orientação SIL



Sala do Empreendedor / Orientação SIL


SEDETI - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação


Orientação para a utilização do Sistema Integrado de Licenciamento – SIL. O SIL é o sistema utilizado pela Prefeitura de São Caetano do Sul que integra Corpo de Bombeiros, Meio Ambiente (CETESB), Vigilância Sanitária e fiscalização de zoneamento, para liberação da licença de funcionamento das empresas que se estabelecem na cidade.

Para utilização do SIL é necessário o usuário utilizar certificado digital (titular da empresa e-CNPJ ou e-CPF, e procurador da empresa e-CPF já vinculado à empresa na Receita Federal).

Em caso de atividade de baixo risco nos quatro órgãos licenciadores, a licença é totalmente realizada pela internet, sendo o empresário obrigado a imprimir o “Certificado Integrado de Licenciamento”, deixando em local visível no local do exercício da atividade.

Em caso de atividade de alto risco, o sistema indicará os passos a serem tomados pelo usuário, podendo ser comparecimento presencial a algum órgão, apresentação de documentos adicionais, dentre outros.

O SIL trata-se exclusivamente do licenciamento da empresa. Em caso de necessidade de nova ou alteração na inscrição municipal da empresa, o processo é paralelo ao SIL (podendo ser realizado pelo “Via Rápida Empresa” ou diretamente pela Secretaria Municipal da Fazenda).

Para solicitar licenciamento e para outras orientações sobre o SIL, acessar site Poupa tempo do Empreendedor – diretamente no link: www.sil.sp.gov.br.




Empreendedor interessado ou representante.




Com o atendimento, pelo telefone: 4227-7666, pelo Fale Conosco do SIL: (11) 3468-3050 ou consultar diretamente o site Poupa Tempo do Empreendedor – link: www.sil.sp.gov.br.




Ter intenções de se estabelecer ou estar estabelecido em São Caetano do Sul.




CLCB ou AVCB


Atendimento imediato.







Gratuito.